**Este post é uma tradução literal de Usability Post – A Guide to Choosing Colors for Your Brand
Um dos elementos-chave da construção de uma grande marca é a seleção de cor. Cada cor tem um sentimento diferente e várias associações. Ao escolher uma cor ou uma combinação de cores para sua marca, você dará a ela associações. As cores vão relembrar certas emoções e sentimentos em relação a sua marca, por isso, é vital a escolha de uma cor que irá representar a sua identidade de forma eficaz.
“Pesquisas revelam que as pessoas inconscientemente fazem um juízo sobre uma pessoa , meio ambiente, ou um produto entre os 90 segundos de sua visualização inicial e dessa avaliação, 62% a 90% é baseada apenas na cor” Why Color Matters
Se você possui uma cor na sua indústria, esta cor vai simbolizar o seu produto. Isto pode funcionar como um grande identificador. Por exemplo, se você vender bens físicos, sua embalagem irá se destacar na competição. As cores também será reconhecido em qualquer mídia promocional e seus logotipos.
Por onde começar?
Existe uma grande ferramenta que pode ajudar a seleção de cor chamado Cymbolism. É um levantamento de cor interativa por meio de associação de palavras. Cada página carregada uma nova palavra, para o qual você tem a possibilidade de escolher a cor que você se sentir melhor referente a esta palavra. Os resultados são registrados e, em seguida, você pode ver as associações mais populares, pela cor ou pela palavra.
Para ajudar você a escolher a cor certa para sua marca com os resultados agregados a partir do Cymbolism, veja alguns exemplos de marcas que usam cada cor:
As palavras mencionadas na imagem em cada cor não são as dez primeiras palavras que representam cada cor, essas são apenas as palavras que o cymbolism processou. Dito isso, o tamanho da amostra é bastante grande e a seleção deve dar-lhe uma indicação decente de uma cor.
Também foi incluídos alguns exemplos multi-coloridos no final da imagem. Algumas marcas não querem se associar-se apenas a uma cor. Em vez de duas ou três cores, elas escolhe quatro ou mais. Isso representa variedade. Isso faz sentido para as marcas que são plataformas ou incubadoras, uma vez que oferece grande quantidade de diferentes aplicações ou de mercadorias.
Também existem duas cores que não tenha entrado na listagem desta imagem: preto e o branco. Estas nem se quer são cores, elas vão bem com praticamente tudo o que você escolher. Branco você não deve usar porque você não será capaz de imprmir seu logotipo em papel branco, a menos que o branco usado é um “cenário” mais sombrio. Negro é uma boa cor complementar de se usar e um monte de marcas optam por ter fixado o texto em preto porque é neutra e séria.
Como selecionar sua cor
Olhe para aquela imagem acima para uma rápida visão geral sobre o que significa cada cor. Faça algumas perguntas:
Cores não estão vinculados a uma determinadas indústria – embora algumas cores possam ser mais adaptada para alguns serviços/produtos do que outras. Você deverá por objetivo escolher uma cor que irá representar sua marca com a melhor personalidade. Uma vez que para o visualizador os primeiros momentos são essenciais.
Você não está limitado a uma cor. Algumas marcas como a eBay optam por utilizar muitas cores para representar variedade – mas você pode escolher uma dupla de cores que funcionam bem juntos.
Considere as diferenças culturais na interpretação de sua cor. Por exemplo, no mundo ocidental a cor branca é considerada como pureza e paz, no entanto, em algumas partes da Ásia branco é a cor da morte. Certifique-se de escolher a cor que dará o direito de impressões nos mercados que estiver presente.
Ao final, a cor que você escolher deve ser algo que você goste. Não apenas algo que você tenha trabalhado através de uma fórmula. As cores e a marca precisam dizer algo sobre sua empresa, além disso precisam dizer algo a mais para você. Se você não gosta do seu logotipo e as cores, então você não se sentirá muito feliz vendo-a todos os dias em sua papelaria, em seu site e em suas embalagens. Selecione algo que resenta a sua empresa, mas ao mesmo tempo, algo a mais. Algo que você goste também.
Aqui estão algumas ferramentas e recursos que pode ser úteis para você:
Articles and Resources:
Tools:
**Este post é uma tradução literal de Usability Post – A Guide to Choosing Colors for Your Brand
Veja outros posts