A publicidade passou por mudanças significativas desde 1704, ano em que o primeiro anúncio impresso foi publicado, nos Estados Unidos. Os anos se passaram, e as campanhas se modernizaram e se modernizam a cada dia.
Para mostrar essa análise, o site Business Insider compilou anúncios que mudaram o mundo desde então. Vamos relembrar o legado da propaganda que moldou a cultura moderna.
1907 – Suco de Laranja Sunkist
No século XX, quem ganhava dinheiro com laranjas, tinha que ensinar as pessoas espremê-las, pois elas estavam comprando apenas a quantidade que elas cultivavam, porque não precisavam de tanta fruta. A solução foi da agência Lord & Thomas, que decidiu colocar todos os cultivadores da fruta sob uma só marca: Sunkist.
1916 – I WANT YOU
O Tio Sam mais famoso da história é o protagonista desta campanha do governo norte-americano para recrutar jovens para a I Guerra Mundial.
1942 – We Can Do It!
As vezes campanhas ganham significados diferentes, que não foram planejados. Foi o que aconteceu com este anúncio da Westinghouse Electric. A empresa divulgou a peça internamento no período da II Guerra Mundial. O objetivo era inspirar as trabalhadoras da companhia.
Nos anos 70 e 80, a imagem ganhou outros significados e acabou virando símbolo do feminismo.
1947 – Diamonds Are Forever
Eleito o melhor slogan do século XX pela revista especializada Advertising Age, “Diamonds Are Forever” (“Diamantes São Para Sempre”)
O anuncio ensinou os americanos a comprarem um anel de noivado com diamantes. Criado pela agência N.W. Ayer, o slogan acompanha todas as peças da empresa desde 1948.
1952 – Give Yourself A Coffee Break!
Está campanha foi responsável pela criação do hábito das pausas para um “Cafezinho”. A campanha da Pan-American Coffee Bureau praticamente criou o ‘break’ para tomar a bebida no local de trabalho.
1954 – The Marlboro Man
O Marlboro Man ou “Caubói do Marlboro” transformou a marca de cigarro como um produto para homens de personalidades, embora a marca seja posicionada como cigarro feminino.
A criação foi da agência de publicidade Leo Burnett Worldwide.
1959 – Think Small
Em 1959, uma data em que a segunda guerra mundial estava fresca na mente do norte americano, “vender carro do Hitler”, não seria nada fácil.Além disso, eles gostavam (e ainda gostam) de pensar grande.
A solução: pensar pequeno, vender o “segundo” carro das famílias norte-americanas.
1983 – Friends Don’t Let Friends Drive Drunk
Amigos não deixam outros amigos dirigirem bêbados. A frase pode soar normal nos dias de hoje, mas começou a se popularizar nos anos 80, com uma campanha do Ad Council.
1988 – Joe Camel
Se o Marlboro Man ajudou a popularizar o tabaco, Joe Camel, mascote da marca Camel, ficou tão popular que causou a criação de diversas medidas legais para que o cigarro fosse proibido, já que o garoto propaganda fictício angariava, principalmente, os mais jovens.
À época de sua criação, a empresa R.J. Reynolds quis celebrar seus 75 anos com uma campanha de fácil identificação.
1992 – A Guide to Casual Businesswear
Uma campanha da Levi Strauss & Co. ajudou a definir o traje casual no ambiente de trabalho e, para a felicidade da marca, com roupas da própria Levi’s.
Em 1992, a marca lançou um guia definitivo para roupas casuais em ambientes sérios. O resultado foi uma série de pedido de consultorias e um número recorde de vendas. Em 1995, por exemplo, a marca atingiu a cifra de US$ 6.2 bilhões.
2012 – Red Bull Stratos
Em outubro de 2012, Felix Baumgartner saltou da estratosfera da Terra num vídeo promovido pela Red Bull.
De uma só vez, Baumgartner se tornou a primeira pessoa a quebrar a barreira do som sem a ajuda de qualquer veículo e a Red Bull mudou a comunicação das marcas para sempre. Um total de oito milhões de pessoas assistiram o salto ao vivo e as redes sociais explodiram com o evento.
Foi o primeiro comercial a não interromper a atração. Ele foi a atração.
Fonte: Plugcitários
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