O Valor do Design

A agência de publicidade Olho Gráfico, de São Paulo, lançou o programa Os Criativos. Nesta iniciativa, qualquer pessoa pode se cadastrar para entrar em concorrência para a produção de projetos gráficos, que são apresentados pela agência aos seus clientes, podendo inclusive ser utilizados comercialmente. O projeto escolhido é premiado com um sistema de pontos desenvolvido pela própria agência, o que concede ao autor do projeto um lugar de destaque no site da agência.

A Manada é uma empresa que não só critica como condena esta prática. Abrir concorrência sem a garantia de remuneração é algo que vai contra o Código de Ética da ADG – Associação dos Designers Gráficos do Brasil. Esta prática é desonesta tanto para o profissional que exerce sua função sem a garantia de remuneração, quanto para o cliente, que não tem a garantia de qualidade do serviço contratado, uma vez que ele não sabe se a pessoa que desenvolveu o serviço contratado é um profissional capacitado ou não.

Fica aqui o nosso apelo para profissionais, estudantes e clientes para que não participem ou incentivem esta prática em nenhum momento.

Do assistente de pedreiro ao CEO de uma multi-nacional, todo o trablho tem o seu valor e deve ser remunerado.

Por: Vinícius de Thomaz Domingues

Veja outros posts

/ Criando fora das 4 paredes

/ E você, já ouviu falar de podcast?

/ Lacoste tem novos garotos propaganda.