IBreviary – A Igreja no iPhone

Pedimos desculpas desde já aos católicos pela brincadeira com a imagem abaixo. Por favor, não passa de uma brincadeira (se você não gostou, nós já pedimos desculpas)

O fato é que a Igreja católica disponibilizou para os usuários do iPhone um aplicativo denominado IBreviary, que disponibiliza o Breviário, livro com as orações e ofícios diários dos sacerdotes, diretamente no iPhone.

A brincadeira com a imagem é que, como todos sabem, a Maçã é o símbolo do pecado inicial de Adão, de acordo com a doutrina católica. E justamente aonde a Igreja resolveu disponibilizar seu conteúdo on-line??

Brincadeiras à parte, a Manada acha sensacional esse lançamento por 2 motivos:

De um lado temos a Igreja Católica, uma das instituições mais conservadoras do mundo, aderindo à novas tecnologias que são capazes de melhorar o relacionamento de fiéis com a instituição. O que por si só já é uma vitória do ponto de vista de estratégias de comunicação.

De outro lado temos um exemplo excelente de como estas novas tecnologias podem ser usadas para fins que realmente façam diferença na vida do indivíduo. Com tanta besteira e sacanagem rolando na internet e em todos os níveis de nossas vidas, é bom ver produtos deste tipo aparecendo.

Confira a reportagem do Terra abaixo:

Em mais um passo para anunciar o Evangelho através dos instrumentos que a tecnologia oferece, o Vaticano anunciou o iBreviary, uma aplicação que coloca ao alcance de todos através do iPhone o breviário, livro que reúne os ofícios que sacerdotes católicos rezam diariamente.

O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais afirmou, em comunicado, que o iBreviary é uma aplicação criada para o suporte telefônico de última geração iPhone e que seu inventor é o sacerdote italiano Paolo Padrini.

O iBreviary é totalmente gratuito e pode ser baixado pela iTunes Store, da mesma forma que outros aplicativos para o aparelho da Apple.

O objetivo da aplicação é levar diretamente, “de forma intuitiva e veloz”, à prece do breviário da Igreja Católica.

O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais informou que o iBreviary coloca na mão de jovens e adultos “não apenas um simples texto, mas uma ação orientada tanto para o ouvinte passivo como para o que reza”.

Com esta aplicação o Vaticano diz que o iPhone pode ser considerado em âmbito católico não apenas um instrumento de informação religiosa, através do qual se pode navegar pela Internet e ler conteúdos cristãos, mas também um aparelho aberto à prece.

O iBreviary está disponível há três semanas e neste tempo já contabilizou oito mil downloads, “um número grande”, afirmou, “considerando que é dirigido a um público preferencialmente católico e de um nível de cultura elevado”.

Veja outros posts

/ Criando fora das 4 paredes

/ E você, já ouviu falar de podcast?

/ Lacoste tem novos garotos propaganda.