Navegando pela rede atrás de referências visuais para um material interno aqui da Manada, acabei por me deparar com esta imagem de uma menina japonesa
Como eu nunca entendi porque os japoneses tem manias estranhas, como sair de casa usando máscaras, resolvi tentar descobrir o motivo destas roupas e máscaras esquisitas.
Acabei descobrindo que este estilo de se vestir é muito difundido no Japão, e é conhecido como Harajuku Fashion, ou moda Harajuku.
Harajuku é o nome popular para uma área ao redor de uma estação de trem em trem em Tóquio. Esta área é um conhecido ponto de encontro de adolescentes japoneses, visto que grandes lojas voltadas para este público se concentram nesta área.
Nos anos 90, além dos adolescentes, a área também atraía um grande número de artistas de rua e jovens em roupas extravagantes que se reuniam ali aos domingos, quando o tráfego de carros era interrompido. A febre dos artistas terminou ainda na mesma década, mas deixou suas marcas. Ainda hoje os adolescentes extravagantes lá se encontram e, apesar de ter diminuído de forma drástica, a presença de artistas ainda existe. Isto contribúi para que o local permaneça como um foco da cultura jovem japonesa.
A Harajuku Fashion é tão forte que extrapolou os limites das ruas. Inúmeros sub-gêneros surgiram do Harjuku inicial, e hoje são praticamente incontáveis. Nos primeiros anos deste milênio, a cantora britânica Gwen Stefani adotou em seus shows em clipes a presença de 4 Harajuku Girls, que além de compor o espetáculo, acompanhavam a cantora à premiações e eventos dos mais variados.
Esta visibilidade repentina do mundo ocidental impulsionou ainda mais a cultura Harajuku, contribuindo para que artistas e bandas locais fossem lançadas no cenário mundial, como é o caso das bandas de Visual Kei. Surgido na década de 80, e impulsionado pela visibilidade do Harajuku Fashion, a Visual Kei é um movimento musical que mistura diversas influências, como rock, metal e instrumentos clássicos. As bandas de Visual Kei, que quer dizer “linhagem” ou estilo visual (tradução livre), possuem uma ênfase muito grande na aparência de seus integrantes, que está intimamente relacionada com o estilo Harajuku.
Atualmente, além de Gwen Stefani, outros artistas ocidentais buscam referências no Harajuku. É o caso da Banda brasileira Astronauta Pinguim, que faz referência ao local em seu novo álbum.
Confira mais imagens das Harajuku Girls:
Veja outros posts