Evolução de uma marca

A evolução de uma marca pode ser comparada a evolução biológica ensinada nas aulas de biologia do segundo grau, quer ver?

Evolução, no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra (via wikipedia).

Ou seja, para uma empresa ou uma marca a evolução se dá pelas mudanças em suas características devido a um movimento ou uma tendência de mercado.  Este processo faz com que a marca mude ao longo do tempo.

As características da empresa são iguais aos genes, que na genética podem produzir novas características ou alterar as que já existam. Isto ocorre simplesmente para manter sua sobrevivência.

As mudanças podem ser:

Hereditariedade: onde as mudanças não alteram as características da empresa. Exemplo, mudança  da tipo (mais conhecida como fonte), mudança de alguns traços, elementos e outros.

Variação,  quando ocorre mudanças bruscas em suas características (genes) estas podem ser por meio de:

  • Mutação: Quando são “injetados” agentes externos, na ciência cerca de 70% das mutações são prejudiciais.

  • Recombinação: A mistura de empresas das mesmas características

 

  • Transferência horizontal de características: Mais relacionado a parcerias.

  • Características populacional: Mudanças bruscas relacionadas a população.

Estas mudanças são basicamente mecanismos que a “natureza” criou para que a seleção natural.  Faça com que sua marca ou empresa não seja a próxima extinta.

É importante sempre estar atento ao mercado.

Veja outros posts

/ Criando fora das 4 paredes

/ E você, já ouviu falar de podcast?

/ Lacoste tem novos garotos propaganda.