É o fim do mercado impresso?

De ontem pra hoje eu recebi duas notícias que me chamaram a atenção. A primeira dela foi divulgada pelo Jovem Nerd, e diz que a revista Set, especializada em cinema vai deixr de existir. A segunda saiu hoje de manhã no Meio e Mensagem, divulgando que a Maxim UK (versão inglesa da homônima americana) passará a ser publicada apenas online à partir do próximo dia 23.

A editora da revista Maxim UK, a Dennis Publishing, tomou a decisão após queda de 41,4% de circulação em relação ao segundo semestre do ano passado, confira a entrevista na íntegra:

“A editora que publica a revista Maxim, Dennis Publishing, decidiu descontinuar a versão impressa da revista a partir da edição que chega às bancas em 23 de abril, e iniciou um trabalho com todas as equipes de funcionários das áreas editorial e comercial para desenvolver conteúdo para o site da revista, o Maxim.com.UK. O movimento deve-se à queda de 41,4% na circulação da Maxim em relação à segunda metade do ano passado.

O CEO da Dennis Publishing, James Tye, afirmou que “a marca continua a ser campeã de vendas entre as revistas masculinas de estilo de vida no mundo”, mas disse acreditar que a editora deve evoluir com o tempo e reconhecer que o futuro da marca no Reino Unido está no online. “Temos muito orgulho do que a Maxim alcançou no Reino Unido: como uma revista impressa, esteve na vanguarda do mercado britânico que cobre estilo de vida e como um website continuará a informar e entreter milhares de leitores diariamente”.

O executivo acrescentou que os assinantes da versão impressa terão a opção de se tornarem assinantes da edição americana da revista ou de outro título do mesmo segmento publicado pela Dennis.

Atualmente, o site da Maxim no Reino Unido conta com 500 mil usuários únicos por mês e outros 260 mil assinantes de sua newsletter semanal. De acordo com um porta-voz da publicação, os plano não envolvem nenhuma mudança na política da revista de fornecer conteúdo de graça”.


No caso da revista SET, pioneira no Brasil enquanto veículo voltado ao cinema, as razões para o cancelamento da publicação apontam para a saída da Editora Peixes. A SET foi publicada no Brasil por 21 anos.

Essas notícias levantam algumas questões: A internet pode ser responsabilizada pela queda do mercado de impressos? Existe espaço para todos no mercado? ou a tendência é que as coisas migrem para o mundo virtual?

A Manada não tem pretensão de responder a estas perguntas, mas acreditamos que a integração do meio impresso com o virtual ainda é o melhor caminho para aqueles que queiram sobreviver ao boom da popularização da internet. É mais um desafio se apresenta aos gestores dos veículos impressos.


Veja outros posts

/ Criando fora das 4 paredes

/ E você, já ouviu falar de podcast?

/ Lacoste tem novos garotos propaganda.