Semana começando com novidades interessantes para quem trabalha, investe, vende, compra ou simplesmente usa a internet. Confira as notícias abaixo:
Blogs vão virar jornal nos Estados Unidos!
Um dos canais que mais renovou a mecânica da comunicação e da interatividade nos últimos anos, o blog será alçado a um patamar de importância ainda maior pela empresa norte-americana Printed Blog.
Defensora da idéia de que é inviável manter as imprensas tradicional e online desvinculadas, a editora deve lançar, na próxima semana, nas cidades de Chicago e San Francisco, o primeiro jornal produzido apenas por postagens de blog, fóruns e de outros canais de mantidos por usuários comuns da web.
Com o mesmo nome da editora – Printed Blog – o jornal será distribuído gratuitamente e, a princípio, em edições semanais. Entretanto, a expectativa do fundador e editor chefe do novo veículo, Joshua Karp, é de que, em pouco tempo, o jornal passe a ser distribuído duas vezes ao dia, graças ao ilimitado conteúdo de noticiário e postagens que são publicadas a todo o momento na internet.
A ousada iniciativa apóia-se, sobretudo, nas incertezas que pairam sobre o futuro da mídia impressa, principalmente no mercado dos Estados Unidos. Com um noticiário infindável disponível a um clique do mouse, os leitores estariam cada vez mais desinteressados em adquirir os jornais impressos pagos. Oferecer uma publicação gratuita que materialize a velocidade e a pluralidade de informações que circulam na internet seria uma tentativa de cativar esse novo público receptor de conteúdo.
O Printed Blog terá o formato 28cm X 43cm e abrirá espaço para anúncios publicitários de empresas e de prestadores de serviços locais. Em vez do formato tradicional, sua diagramação seguirá os padrões dos próprios blogs, incluindo até os comentários postados por leitores. O plano é que a primeira edição do novo veículo chegue as ruas já na próxima terça-feira, 27.
Divulgado originalmente no Meio e Mensagem, com informações do The New York Times.
Google apresenta seus planos
No último trimestre de 2008, entre outubro e dezembro, O Google obteve um crescimento em suas receitas de 17% em relação ao ano anterior, mas lucro 68% menor, de US$ 382 milhões. A empresa diz que essa foi a “parte fácil”, e que 2009 promete maiores dificuldades.
“Nesse fim de ano, os anunciantes investiram onde o retorno sobre o investimento era o maior, o que era o caso do online”, analisa o presidente do Google Eric Schmidt. “Os consumidores também utilizaram as buscas para comparação de lojas e isso também nos ajudou”.
“De alguma maneira, o último trimestre foi a parte fácil. Tivemos as festas de fim de ano, e as pessoas tinham muitas coisas para vender. Agora, estamos entrando em território desconhecido. Está claro que estamos em meio a uma recessão mundial – e não sabemos o quanto ela irá durar”, afirmou.
O Google está melhor posicionado do que a maioria para enfrentar a recessão. Tem muito dinheiro e um produto publicitário que é mensurável. A empresa enfatizou que continuará a investir em busca patrocinada, na otimização de ferramentas e em facilitar a vida do consumidor que faz a busca.
“Não seria bom se o Google entendesse o significado de sua frase e não apenas as palavras em sua frase?”, questiona Schmidt, dando uma pista do que será feito.
A empresa ainda irá focar em banners, trazendo a “ciência da busca para a arte do display”, por meio da aquisição da Doubleclick. A companhia se disse também otimista quanto às possibilidades do Youtube, já que continuar tentando entender a melhor maneira de fazer dinheiro com o site de vídeos.
Publicado originalmente no Meio e Mensagem
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