Você sabia que um dos objetos mais comuns em padarias e botecos, o copo americano, é um produto 100% brasileiro?
Sim, o produto foi criado em 1947 pela indústria paulista Nadir Figueiredo. De lá pra cá, o copo americano se tornou um dos objetos mais comuns em nosso cotidiano, sendo considerado por muitos como a medida ideal para a média com leite da padaria, ou para aquela gelada no boteco da esquina.
De acordo com a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (nº 258, julho/2010), a empresa somente percebeu a real dimensão do produto no início de 2009. Na época, executivos da empresa foram surpreendidos por representantes do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), que os abordaram em uma feira de utilidades domésticas da Alemanha. O motivo da abordagem? Um lote de copos americanos.
Nesta ocasião, a empresa descobriu que o Copo Americano é considerado um ícone da cultura brasileira. Desta forma, o produto integrou, junto à 75 outros produtos brasileiros, uma exposição do Projeto Destination, que exibe e coloca à venda no próprio MoMA objetos de design de diversas nacionalidades. O resultado? A empresa conseguiu vender 40 caixas com 24 unidades a U$ 3,00 a unidade. Quase quatro vezes o valor do produto no mercado interno!!
O Copo Americano, que corresponde a aproximadamente 25% das vendas da Nadir Figueiredo, conta com 14 comunidades no Orkut, num total de aproximadamente 1200 membros. E pela primeira vez em sua história, a empresa dedicará um plano de marketing para associar sua marca ao seu produto mais famoso.
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (nº 258, julho/2010).
Visite também o site oficial da Nadir Figueiredo
Veja outros posts