A Ambev lança no sábado, 8, um novo produto: a Bohemia Oaken. Em edição limitadíssima de quatro mil garrafas, a bebida será vendida apenas pela internet em kits de duas garrafas e dois copos criados para a versão da cerveja premium da cervejaria. O kit custará R$ 85 e será comercializado pelo site da Bohemia. Tal raridade mereceu apurada campanha da DM9DDB, com estréia prevista também para o sábado.
A comunicação se pretende tão artesanal quanto a cerveja e se divide em duas linhas principais. Uma delas é composta dos anúncios em página dupla ou de quarta capa que serão veiculados em revistas semanais e mensais de grande circulação e que anunciam, efetivamente, a comercialização do produto pela internet. Uma das peças – que você vê acima – apresenta, numa página, uma mão pincelando um barril de carvalho com o nome do produto e, ao lado, a frase “A gente ia dizer que era uma cerveja para poucos. Mas você poderia achar que é eufemismo”. Outra peça apresenta uma garrafa sendo manuseada como o barril, ao lado da frase “Só 4.000 pessoas vão colocar as mãos nessa cerveja. 4.001, para ser sincero. Não vamos esquecer que o mestre cervejeiro fez uma a uma, artesanalmente”.
Já a outra vertente reforça a conceitualidade da bebida. “Fazendo uma comparação com outra bebida, essa cerveja é algo acima de Blue Label”, dimensiona Guilherme Jahara, diretor de criação da campanha, comparado ao uísque vip da Johnnie Walker. Para se igualar à exclusividade do produto, a agência preparou seis mil anúncios em papel especial de algodão que foram impressos com litogravuras, um processo de impressão a partir de inscrições feitas em pedra e que geram desenhos próximos a obras de arte. E para corroborar isso, cada um deles foi assinado e numerado pela artista Patrícia Motta, do Atelier Ymagos, em São Paulo. As peças, que se confundem com obras de arte, serão distribuídas entre assinantes da revista Bravo e entre exemplares vendidos em bancas de São Paulo e Rio. “Setorizamos algumas áreas das duas cidades”, explica Jahara.
A comunicação será complementada, ainda, por mensagens SMS e e-mail marketing que remeterão ao site de Bohemia, onde um ambiente virtual foi preparado para que o internauta consiga visualizar etapas do processo de produção da cerveja.
Carvalho especial
Com teor alcoólico mais alto (6%) e baixa fermentação, a cerveja é extra escura e possui aroma amadeirado. Sua composição engloba lúpulos ingleses e maltes torrados europeus, e o nome é uma referência à fermentação em tonéis de carvalho (do inglês “Oak”), que confere sabor especial à bebida.
À venda por apenas duas semanas, Oaken se une aos demais labels da família Bohemia: Pilsen, Escura, Weiss e Confraria. Assim como as demais, seu lançamento mereceu a criação de um copo especial de 380 ml em formato especial que aguça as notas da bebida no momento da degustação.
A criação da campanha de Bohemia Oaken é de Marcelo Reis e Guilherme Jahara, que assume a direção ao lado de Sergio Valente, Rodolfo Sampaio, Julio Andery e Marcelo Reis. A fotografia é de Alexandre Catan e Edson Arada e Nereu Marinho assinam a produção gráfica dos anúncios.
Eduardo Duarte Zanelato
Publicado originalmente em Meio e Mensagem
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