Leia a primeira parte deste artigo (Parte 1/2)
4. Marca/Brand
Marca é a definição dos negócios corporativos. O nome de uma organização pode servir também como sua marca. A marca reflete o valor pelo qual é percebida a empresa no mercado. Marca comunica uma estratégia da organização em uma forma universal ao seu públicos-alvo.
Branding é algo que não se direciona apenas ao mercado-alvo que da corporação, mas sim, a fornecer uma perspectiva para que a sociedade veja uma solução para seus problemas. A companhia deverá estabelecer objetivos para sua marca desde o início. Estas são as características da organização e devem refletir a filosofia da organização, processos, imagens e etc. Uma marca forte desenvolve credibilidade e motiva os seus clientes.
Outras leituras:
5. Qualidade
A qualidade é um dos elementos mais importantes. Ela define a empresa através de suas políticas, procedimentos e responsabilidades para com os usuários/clientes. Uma empresa que oferece produtos ou serviços de qualidade grandes chances de trazer de volta um cliente/usuário não apenas uma, mas várias vezes.
A qualidade deve ser refletida em todos os aspectos de uma corporação: como ela faz negócios, o tipo de produto ou serviços que ela produz, como ela lida com seus clientes e perspectivas. O mesmo é verdadeiro para o design do site.
Veja como é notório que os seguintes screenshots refletem qualidade:
Nem tão memorável design:
6. Comunidade
Muitas grandes empresas tendem a negligenciar este aspecto da sua atividade. A primeira grande empresa que foi reconhecida por este importante elemento foi a Apple. Foi criada uma dedicada e entusiasta comunidade em torno de seus produtos, o que acabou liquidando a longo prazo.
Não é uma tarefa fácil a forma entusiástica de comunidades alavancar esse poder. A companhia deverá sempre se esquivar de produtos ou serviços que não atinjam o padrão de qualidade estabelecido para não afetar a imagem positiva de sua base de utilizadores.
Uma maneira de formar uma comunidade em relação a empresa está no recrutamento dos evangelitas dos produtos. Envagelismo é uma forma de boca-a-boca da comercialização em uma empresa que incentiva os clientes a acreditarem firmemente nos seus produtos, o que leva estes clientes a promoverem ativamente a empresa ao tentar convencer outras pessoas para comprar ou usar seus produtos. Essas pessoas muitas vezes se tornam os principais influenciadores na comunidade, porque elas não são pagas e não tem nenhum vínculo com a empresa, eles são percebidos pelos demais como sendo credível.
Vejamos o exemplo da Apple e descubra as três etapas da criação de uma comunidade:
7. Cultura
Quando se fala de cultura, não se deve leva-la ao pé da letra. Cultura são os gostos, costumes, conhecimentos e valores que são compartilhados e favorecidos pela comunidade. Se uma empresa tem comunidades formadas em torno de seus produtos, isso não significa necessariamente que estas comunidades tenham uma cultura saudável. De fato, uma cultura pode arruinar a reputação da empresa em suas futuras perspectivas .
Na microsoft temos, infelizmente, um bom exemplo de má cultura da comunidade. Esta cultura é sobretudo o resultados de políticas da companhia e como ela tem cultivado a sua comunidade. Por outro lado, a Apple criou uma comunidade relativamente saudável por envolver seus produtos em mistério e rumor. Pense nas longas filas em frente às lojas Apple nos EUA, Europa e Ásia, ansiosamente à espera do iphone.
Nos últimos anos, não só se formaram culturas em torno de produtos Apple, mas também subculturas. Subculturas de rumores em torno do produto, resultaram em muitos sites, como o MacRumors.com e Appleinsider.com.
Sobre o autor
György Fekete é desenvelvor web com 5 anos de experiência em web design e desenvolvimento. Ele é fundador da Primal Skill Ltd., estabelecida pela Romanian Web design and development studio. (AI)
**Este post é uma tradução livre do texto publicado em Smashingmagazine – 7 Ingredients Of Good Corporate Design
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