O Meio e Mensagem publicou uma pesquisa realizada pela Dynamic Logic sobre a efetividade de campanhas publicitárias em celulares. Os resultados indicam que esta mídia, mesmo com uma baixa taixa de penetração, tem o potencial para impactar de maneira efetiva a lembrança da marca.
O estudo comparou os efeitos de 21 campanhas entre 20 mil usuários de celular, divididos entre os que foram ou não expostos à publicidade via celular. O estudo revelou que esta mídia aumenta em cerca de 24% a lembrança da marca, além de outros quesitos, como associação à mensagem (+12,2%), popularidade da marca (+5,4%) e intenção de compra (+4,7%). Estes resultados mostram a influência das campanhas de celular na decisão de compra, além da capacidade de alterar o comportamento do consumidor em relação à marca.
A Dynamic Logic alertou, porém, que a pouca idade desta mídia pode ter tido uma forte influência nos resultados, visto que o consumidor prestaria maior atenção à mensagem por esta apresentar-se em um meio ao qual ele não está acostumado. A empresa afirmou em comunicado oficial que: “Outras pesquisas e análises de campanhas precisarão ser feitas para auxiliar os anunciantes a entender as melhores estratégias para obter o melhor dos dispositivos mobile”.Isto pode significar que uma maior popularização dos dispositivos mobile seriam responsáveis por uma queda nos números apresentados nesta pesquisa.
Atualmente os investimentos em publicidade para esta mídia estão hoje na casa de US$ 5 bilhões por ano no mundo, devendo triplicar até 2011, segundo dados da eMarketer, que também apontou que apenas 13% da publicidade para celular têm a intenção de expôr a marca, sendo que os outros 87% utilizam a mídia como ferramenta de marketing direto, buscando respostas imediatas.
Por Vinícius
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