Você por acaso já fez o seu hair design hoje? Já viu como está o design do novo modelo do seu carro? Já reparou no design da peça de arte que enfeita o hall de seu edifício? E no design do próprio edifício?
Estamos cada vez mais acostumados a ouvir (e em muitos casos a usar) o termo Design. Mas o que exatamente ele significa?
Design é uma palavra de origem inglesa que não tem tradução para o português, assim como eles não tem uma palavra para “saudades”. Devemos portanto tentar aproximar pelo conceito, ou etimologia se preferir.
Mas então, o que significa Design?
No inglês, o termo é empregado em referência à idéia de conceituação ou projeto. Ninguém “Design” nada no inglês, não é uma ação, é uma idéia! Quando alguém defende sua idéia (ainda em inglês) para que esta seja aceita ou comprada por outras pessoas, é necessário um esforço em ressaltar o que esta idéia tem que a torna melhor do que outras alternativas. Pra quem ainda não percebeu, isto é uma defesa de um projeto.
Usar termos em inglês, no Brasil, é algo muito comum quando se procura uma diferenciação. E a palavra Design caiu como uma luva! Ninguém sabe o que significa mesmo! Então vamos colocá-la atrás de qualquer outra. O Design de Boca, o Hair Design, o Design Gastronômico…..e por aí vai.
Isto acaba dificultando um pouco as coisas para nós, designers, que estudamos para isso e trabalhamos para que nossa profissão seja cada vez mais reconhecida, o que vem acontecendo de maneira cada vez mais paupável.
Mas o que devemos fazer com todos estes Designs que andam por aí? A resposta lógica seria denunciar estas pessoas ao nosso conselho de classe, como fazem os advogados, médicos e engenehiros. Tente vender uma ação trabalhista ou um projeto mecânico para ver o que acontece….
O único problema é que não temos um órgão de classe para denunciar ninguém!
Resta para nós pensarmos na etimologia da palavra Design. Projeto, Conceituação, Defesa…
Veja outros posts